Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • Irani dos Santos - PSDB
  • Vereadores
    15ª LEGISLATURA 2017-2020
    Presidenta Atual
    Irani dos Santos
Enquete
O que você esta achando do novo site da Câmara?




História do Município

 

Terra Rica, 59 anos de história Vista aérea da cidade de Terra Rica na década de 1970

As terras que constituem o município de Terra Rica foram requeridas ao Governo do Estado do Paraná, em 1950, por Aniz Abud e Ademar de Barros, que mais tarde, as transferiu à Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (SINOP). Até então as terras integravam o Distrito de Paranavaí, que por sua vez pertencia ao município de Mandaguari. Investida na posse do patrimônio de Terra Rica, estava a SINOP. Em finais de 1948 e início de 1949, a SINOP tendo a frente os senhores Enio Pepino e João Pedro Moreira de Carvalho, ambos com ideais de progresso deram início à realização de mais um sonho  concretizado.
 
Em 1949 os primeiros marcos de uma cidade foram plantados nessas terras. Passou-se a medir, demarcar e vender lotes, datas e sítios, iniciando-se já em 1950 a formação de importante núcleo populacional no Extremo- Noroeste do Paraná, conhecido como Estrela do Norte, pois era esse o sonho dos colonizadores, que aquela futura cidade brilhasse no interior do Paraná.

Os trabalhos foram iniciados sob a orientação dos engenheiros; James Patrick Clark, Yukiji Sudô, e do agrimensor Antônio Sugahara, que efetuaram a divisão da área em lotes rurais, e delimitaram o perímetro urbano. Ainda em 1949, começaram a chegar as primeiras famílias; Belo e Leite, as quais seguiram-se as famílias de Tomossako Ozaki, Takato Takahashi, Antônio Nakahara, e Michio Shimada, que com espírito de pioneiros começaram as primeiras derrubadas, e surgiram assim as primeiras plantações de café. 

Com a chegada de mais famílias, vindas principalmente do Estado de São Paulo, muitos descendentes de japoneses, italianos e portugueses, atraídos pela qualidade do solo, que favorecia o cultivo do café fizeram com que a localidade crescesse significativamente. No ano de 1950 por força da Lei nº 013 de 05 de agosto, Estrela do Norte foi elevada à categoria de Distrito Administrativo de Paranavaí, desmembrando-se do município de Mandaguari, ao qual pertencia até esse dia. Em 1952, quando Paranavaí foi elevado a município, Terra Rica passou à categoria de Distrito administrativo da nova unidade municipal, o que se deu pela Lei nº 13, de 05 de agosto de 1952. 
Terra Rica rapidamente se desenvolveu, crescendo social e economicamente dentro de pouco tempo, e de maneira impressionante, de vez que, tendo sido iniciada a formação do patrimônio em 1950, dois anos mais tarde já era Distrito e em 1954 dado ao seu vertiginoso progresso agrícola e expansão em todas as áreas. Em 26 de novembro, foi criado o município de Terra Rica pela Lei Estadual nº 253, nome atribuído ao município devido à grande fertilidade do solo. A instalação oficial desse novo município deu-se em 04 de dezembro de 1955, após as eleições realizadas a 03 de outubro do mesmo ano, quando foram eleitos o primeiro prefeito Francisco Ramirez Galeoti, e os seguintes vereadores à Câmara Municipal: Ovídio Damiani, João dos Santos, Oswaldo Menoti, Dr. Izídio Modena, Vitalino Rodrigues da Silva, Alberto Filipack, Durval Veronese, Serafim dos Santos e Francisco Antônio de Oliveira.

Em 1957, a população do município era estimada em 20 mil habitantes, sendo 7 mil na cidade e 13 mil na zona rural. A atividade econômica preponderante estava fixada na agricultura, destacando o cultivo do café, seguido da cultura do algodão e de cereais em geral. Nessa época Terra Rica contava com 6,7 milhões de pés de café, dos quais a metade em fase de produção. Em 1957, a prefeitura Municipal registrou 14 automóveis, 3 jipes e 52 caminhões. Funcionava 4 hotéis, 5 pensões e um cinema, com capacidade para 200 pessoas, além de possuir 146 estabelecimentos comerciais.

Terra Rica escreve sua história dia a dia, assim completa hoje 59 anos de desenvolvimento pleno. Com um povo que mostra a sua simpatia e receptividade, atrai olhares e investimentos consolidando como uma das mais desenvolvidas cidades do Noroeste do Paraná. O prefeito Mi Molina se diz feliz em fazer parte de uma história de mais de 5 décadas de um dos melhores municípios do Paraná para se viver. Terra Rica 59 anos de muita felicidade, onde a sua população é seu maior patrimônio. (Fotos acervo professor Edson Paulo Calirio).  

Morro Três Irmãos, um testemunho da história

Localizado no município de Terra Rica, no Noroeste do Paraná, o Morro Três Irmãos, conhecido popularmente como “Três Morrinhos”, possui uma altitude aproximada de 640 metros ao nível do mar, numa altura média da base ao topo de 180 metros. Situado no Terceiro Planalto, é a única elevação no relevo suavizado da região, sendo também o maior morro e testemunho geológico do Noroeste do Paraná, uma verdadeira fonte de estudos e pesquisas na região do arenito caiuá.

O Parque Municipal dos Três Morrinhos esconde belezas naturais fantásticas, como paredes de rocha sedimentar, caverna, árvores gigantescas e centenárias, além de diversas espécies de pássaros e animais. É um local bastante misterioso, cercado de lendas e histórias populares. Muitas pessoas juram ter visto uma luz aparecer naquele local à noite. As histórias de assombração também fazem parte desse pedaço da natureza, pois dizem que na época da colonização, foram depositados em uma caverna dois corpos de pessoas mortas por jagunços. 

Os Três Morrinhos é também um dos grandes atrativos turísticos da região Noroeste do Paraná, além de ser um dos melhores locais do Sul do Brasil para a prática do voo livre, local que atrai pilotos de várias partes do país nos campeonatos de paragliders e asa-delta. (Ass. Pref.)

 

 

Galeria de Fotos

Próxima Sessão

Toda as Segundas Feiras às 20hs